Síndrome de Ovário Policístico em Divinópolis / MG

A Síndrome do Ovário Policístico (SOP) é um distúrbio endócrino que provoca alterações hormonais em mulheres com idade reprodutiva. Como conseqüência, desse desequilíbrio, ocorre o aparecimento de vários sintomas como excesso de pêlo corporal, acne, queda de cabelo, irregularidades da ovulação e os folículos dos ovários (bolsas que contêm os óvulos) aumentam de tamanho fazendo os ovários apresentarem vários pequenos cistos (bolsas cheias de líquido) ao exame de ultrassonografia.

Os ovários, localizados a cada lado do útero, são órgãos responsáveis por produzir a  ovulação (liberação dos óvulos) e os hormônios sexuais femininos. Nos casos de SOP, ocorre um desequilíbrio desses hormônios, com predomínio da concentração da testosterona e outros hormônios masculinos.

A causa da síndrome ainda não é totalmente esclarecida. Mas existem hipóteses que indicam origem genética e relação com a resistência à ação da insulina no organismo, que provocaria o desequilíbrio hormonal.

Sintomas da síndrome do ovário policístico

Normalmente, os primeiros sinais da SOP aparecem logo após as primeiras menstruações. Mas em alguns casos, o distúrbio pode se desenvolver tardiamente, em resposta a algum fator de risco, como o ganho de peso, por exemplo.

Os sintomas, a intensidade e a gravidade variam de mulher para mulher. Mas, para ser diagnosticado com a síndrome do ovário policístico é preciso manifestar, ao menos, dois dos sintomas a seguir:

• alterações menstruais: ciclos longos ou ausência de menstruações;
  • excesso de hormônios masculinos: aumento dos pêlos no rosto, seios e abdômen; pele oleosa e acne; queda de cabelo;
  • pequenos cistos nos ovários identificados em ultrassonografia.

Tratamento de Síndrome do ovário policístico

A SOP é um distúrbio crônico que, infelizmente, ainda não tem cura, e tem como causa mais comum a resistência insulínica e outras disfunções. O tratamento, portanto, deve atuar para tratar as disfunções endócrinas e, assim, minimizar os sintomas e controlar possíveis complicações, como obesidade e diabetes.

É importante adotar medidas para:

• regular a ovulação;
  • reduzir os níveis de insulina, prevenindo diabetes tipo 2;
  • reduzir o crescimento excessivo de pelos pelo corpo;
  • incentivar a perda ou manutenção do peso, prevenindo a obesidade;
  • controlar a produção do hormônio masculino testosterona.

Existe alguma suspeita de Síndrome de Ovário Policístico? Agende aqui uma consulta de avaliação com a Dra Fabíola Borges.