Infecções Genitais em Divinópolis / MG

Irritação, coceira, ardência, corrimento. Esses são sintomas relacionados a infecções genitais que, aproximadamente 75% das mulheres sofrem, ao menos uma vez na vida.

O problema acontece quando algum tipo de microorganismo, que pode ser fungo, vírus, bactéria ou parasita, infecta o órgão genital da mulher.

Atinge, principalmente, mulheres em idade reprodutiva, pois, a maioria das infecções é transmitida nas relações sexuais.

Entretanto, também pode estar relacionada à alteração da flora bacteriana e do pH da vagina, sintomas comum após período de estresse excessivo ou queda na imunidade. Como é o caso da candidíase.

Infecções genitais mais comuns

• Candidíase;
  • Vaginose bacteriana;
  • Tricomoníase;
  • Herpes genital;
  • HPV;
  • Clamídia;
  • Gonorréia;
  • Sífilis.

Sintomas e tratamento

Os sintomas das infecções genitais variam conforme o agente causador e podem aparecer de forma isolada ou associada. Veja alguns dos sinais mais típicos:

• dor ou ardência ao urinar;
  • sensação de dor nas relações sexuais;
  • coceira na região da vagina;
  • corrimento esbranquiçado com ou sem forte odor;
  • ferida, úlcera ou verruga na região íntima;
  • vermelhidão;
  • dor no baixo ventre.

O tratamento das infecções genitais tem o objetivo de eliminar o agente causador. Desta forma é preciso identificar antes quais são os sintomas e qual é o microorganismo infeccioso para ser recomendada a melhor forma de intervenção.

Como muitas das infecções genitais são sexualmente transmissíveis, nestes casos, o tratamento deve se estender ao parceiro, mesmo que ele não apresente nenhum sintoma.

Dicas para evitar infecções genitais

Devido à própria anatomia e do ato sexual em si, as mulheres estão muito mais suscetíveis a apresentar infecções genitais que os homens. Por isso é preciso redobrar os cuidados com a região. Veja algumas dicas:

• optar por roupa íntima pouco apertada e, de preferência, 100% de algodão;

• evitar usar calça muito apertada;
  • evitar sabonetes íntimos;
  • evitar higiene excessiva na região íntima;
  • não usar amaciantes de roupas nas roupas íntimas;
  • evitar produtos coloridos ou perfumados na região genital;
  • evitar duchas íntimas.

A confirmação de uma infecção genital é feita através da avaliação ginecológica. Quando não diagnosticada e tratada corretamente o problema pode levar a complicações mais sérias de saúde, comprometendo, até mesmo uma gravidez.

Por isso, ao identificar algum dos sintomas acima, não hesite e marque imediatamente uma consulta ginecológica. Entre em contato com a Dra Fabíola Borges e agende a sua avaliação.