Irregularidades Menstruais e Excesso de Menstruação em Divinópolis / MG

Os ciclos menstruais têm início na adolescência, marcando o começo da vida reprodutiva das mulheres. E tem fim na menopausa, quando ocorre a interrupção do período menstrual e da liberação de óvulos, dando fim a fase de reprodução.

Durante este intervalo de tempo, a mulher passa, mensalmente, pelo período de ovulação e menstruação. É considerado um ciclo normal aquele que:

• apresenta sinais de ovulação;
  • sangra de dois a oito dias;
  • tem intervalo de 24 a 36 dias;
  • tem volume aproximado de até 80 ml (um absorvente grande por hora ou interno a cada duas horas).

O ciclo menstrual irregular é aquele que foge desses parâmetros, ocorrendo em períodos diferentes (mais ou menos espaçados), com perda de mais ou menos sangue, com ausência ou atraso das ovulações e número variado de dias durante o período.

As irregularidades do ciclo menstrual e suas implicações

Quando a irregularidade não está associada ao uso de anticoncepcionais, menopausa ou gravidez, o quadro pode estar relacionado à fatores como obesidade e estresse excessivo. Ou ser conseqüência de alguma doença, inflamação ou variação hormonal.

Quando ocorre redução do fluxo sanguíneo ou atrasos constantes, pode ser sinal de:

• síndrome dos ovários policísticos;
  • distúrbios da tireóide (hipertireoidismo);
  • pré-menopausa ou menopausa;
  • excesso de atividades físicas;
  • alteração na glândula suprarrenal;
  • tumor na hipófise;
  • baixo peso.

Quando há sangramento em excesso, a situação pode indicar:

• miomas ou cistos nos ovários;
  • pólipos no útero;
  • distúrbios de coagulação;
  • endometriose;
  • distúrbios da tireóide (hipotireoidismo);
  • pré-menopausa;
  • obesidade;
  • ferida no colo do útero;
  • síndrome dos ovários policísticos;
  • câncer no aparelho reprodutor feminino.

Falhas podem ser consideradas normais até 2 ciclos anovulatórios (sem ovulação) esporádicos dentro de um ano, sem que haja gestação ou doença envolvida. Entretanto, se essas irregularidades ocorrem em 2 ciclos consecutivos, 3 ciclos dentro de um ano ou há variação brusca no fluxo sanguíneo, é recomendado procurar um ginecologista o mais breve possível.

Se você tem notado alguns sinais diferentes no seu ciclo menstrual, agende agora mesma a sua consulta com a Dra Fabíola Borges. Investigar as causas da irregularidade é essencial para garantir a sua saúde e a assegurar a fertilidade.