Acne, excesso de pelo corporal e perda de cabelo em Divinópolis / MG

A acne, o excesso de pêlo corporal e a perda de cabelo são três problemas que, aparentemente, não tem relação nenhuma com a ginecologia. Entretanto, para a surpresa de muitas pessoas, essas condições clínicas podem estar relacionadas às desordens hormonais ou a outras patologias no órgão reprodutor feminino.

Acne

A acne é um problema característico da adolescência e nesta fase, na maioria das vezes, está relacionada ao desequilíbrio hormonal. Entretanto não é exclusivo dessa fase da vida.

A acne adulta, apesar de menos corriqueira, está presente em uma fatia expressiva de mulheres com mais de 25 anos. Tendo elas apresentado espinhas na adolescência ou não.

Uma das causas pode sim ser o desequilíbrio hormonal, mas a condição pode ter relação com outras questões, como a síndrome do ovário policístico (SOP), por exemplo.

Ou mesmo pode estar associado ao estresse que estimula a produção de mais cortisol, elevando a oleosidade e diminuindo as células de defesa do sangue, deixando a pele mais vulnerável à ação das bactérias.

Com a análise de seu ciclo menstrual, podemos nos orientar para chegar a um correto diagnóstico da causa da acne e assim fazermos um tratamento mais adequado.

Hirsutismo

Mais conhecido como excesso de pêlo corporal, o hirsutismo é uma disfunção que afeta mulheres em idade fértil e após a menopausa. Está relacionada ao desequilíbrio hormonal, especialmente pelo aumento na produção da testosterona (hormônio masculino), fazendo crescer pelos na área da barba, ao redor dos mamilos, no colo, nas costas e abaixo do abdômen, lugares tipicos de penugem masculina.

Nestes casos, é necessário fazermos uma avaliação adequada dos níveis hormonais no sangue, para tratarmos corretamente a causa (anticoncepcional não trata a causa, apenas melhora a pele e mascara os sintomas).

Então vale lembrar que a causa pode estar além de um simples descontrole hormonal, se relacionando com patologias que provocam esta desordem, como SOP, alteração nas glândulas adrenais e nos ovários como tumores produtores de hormônios masculinos.

Perda de cabelo

A queda de cabelo é uma condição normal a qualquer pessoa, mas é preciso ficar atento ao próprio padrão de perda. Alterações podem indicar que algo está errado com a sua saúde e pode ter relação com o ciclo menstrual, gravidez e menopausa.

No pós-parto, por exemplo, é bem comum ocorrer uma acentuada queda de cabelo em algumas mulheres. Porém, uma condição normal que se estabiliza após o corpo se recuperar das mudanças hormonais da gravidez. A amamentação também pode ser outro fator agravante para a perda.

Outro alerta importante, é que a perda de cabelo, pode estar relacionada a excesso de hormônios masculinos.

Acne, excesso de pêlo corporal e perda de cabelo são problemas que, além de sugerir a presença de determinadas patologias, afetam a autoestima da mulher. por isso, elas devem ser tratadas e combatidas com o acompanhamento médico.

Mantenha-se atenta aos sintomas e agende sua consulta com a Dra Fabíola Borges para acompanhamento, prevenção e tratamento.