A ginecologia é a especialidade médica responsável por lidar com a saúde do aparelho reprodutor feminino (vagina, útero e ovários). A prevenção, cuidados e tratamento de doenças também incluem as mamas e o sistema gênito-urinário da mulher.

Geralmente, o primeiro contato entre mulher e ginecologista ocorre ainda na adolescência ou logo após o início da vida sexual. A partir daí esse profissional é responsável por promover a saúde da mulher em todas as fases da sua vida.

Das mais simples às mais complicadas, o ginecologista acompanha questões do universo feminino, diagnostica e trata diversas patologias.

• TPM;
  • ciclo menstrual irregular;
  • descoberta de DST’s;
  • prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer do colo do útero e do câncer de mama;
  • endometriose;
  • ovário policístico;
  • corrimentos;
  • dismenorreia (cólica);
  • patologia mamária;
  • hirsutismo (excesso de pêlo no corpo);
  • gravidez;
  • infertilidade (dificuldade em engravidar);
  • planejamento familiar;
  • menopausa;
  • distúrbios hormonais e outras condições médicas.

Aqui na clínica, a Dra Fabíola Borges busca oferecer acompanhamento integral à saúde da mulher. Por isso, tem sua abordagem de trabalho baseada nos três pilares de pesquisa: avaliação nutricional, neurofisiologia e endocrinologia ginecológica.

Com a neurofisiologia dedica-se a avaliar a perspectiva clínica do sistema nervoso e como seu funcionamento afeta questões relacionadas à saúde feminina.

A avaliação nutricional entra como aliada no acompanhamento e diagnóstico de disfunções endocrinológicas e ginecológicas da paciente e a compreensão de problemas e doenças diretamente ligados à deficiência ou excesso. Visando a manutenção da saúde, redução de risco de doenças, longevidade saudável e melhor qualidade de vida.

A endocrinologia ginecológica, por sua vez, proporciona uma ampla visão das duas especialidades médicas.  Atuando, principalmente, na investigação das ações de hormônios e glândulas no corpo feminino e de suas patologias relacionadas, como puberdade tardia, ovários policísticos, entre outras.

O ginecologista é um dos profissionais de saúde mais importantes para a saúde da mulher. E não basta visitá-lo rápida e esporadicamente. A atenção médica à mulher deve ser integral e acompanhar as diferentes fases de sua vida. Agende sua consulta ginecológica com a Dra Fabíola Borges.