A obesidade é considerada um grave problema de saúde que pode ser a porta de entrada para diversas outras complicações.
No casa da saúde feminina, a obesidade traz grande preocupação, pois pode afetar várias fases da vida da mulher, provocando sérias consequências em todas elas. O problema pode, inclusive, levar a alterações endocrinológicas que prejudicam a função reprodutiva delas.
A obesidade e a saúde feminina
O sobrepeso e a obesidade são condições clínicas que alteram o funcionamento do sistema endócrino feminino. Isso porque a produção de moléculas nas células adiposas varia conforme a quantidade de gordura feminina. E o aumento nessa produção afeta diretamente o eixo hipotálamo-hipófise-ovariano, ocasionando irregularidade menstrual, entre outras conseqüências.
Mulheres em idade reprodutiva, que apresentam IMC (Índice de massa corpórea) acima do considerado adequado apresentam maiores riscos de:
- aumentar da resistência periférica à insulina;
- agravar sintomas de incontinência urinária de esforço;
- ter problemas com a qualidade dos óvulos, implantação deficitária do embrião;
- infertilidade;
- abortamento espontâneo ou perda fetal tardia;
- desenvolver doenças como hipertensão e diabetes gestacionais;
- ter parto complicado;
- ter parto prematuro;
- malformações e morte intra uterina;
- terem crianças com peso excessivo, com propensão à obesidade;
- desenvolver miomas sintomáticos e pólipos endometriais;
- apresentar menopausa tardia;
- ser fator de risco para câncer de mama;
- desenvolver câncer de endométrio.
A manutenção do peso dentro do recomendado pelo IMC é a solução para evitar grande parte dessas complicações. A redução de peso ajuda a melhorar os resultados reprodutivos, diminuir o risco da associação de duas ou de várias doenças durante a gravidez, além de garantir uma melhor saúde para o feto.
Embora a ocorrência de sobrepeso e obesidade seja maior entre os homens, o problema não deixa de ser alarmante para o público feminino. Principalmente devido às suas implicações em sua capacidade reprodutiva.
Você está acima do peso e quer saber como anda a sua saúde? Agende aqui uma consulta de avaliação com a Dra Fabíola Borges.