Menopausa é a designação dada à última menstruação da vida da mulher, que ocorre entre os 45 e 55 anos. Esse é o marco do fim da fase reprodutiva da mulher, indicando que se esgotou o estoque de óvulos, liberados desde a menarca (primeira menstruação).
O fim dos ciclos menstruais provoca um desequilíbrio na produção de hormônios no corpo feminino. É o início de uma fase conturbada na vida de muitas mulheres, no qual ocorrem transformações físicas e emocionais, além de sintomas fortes que interferem no dia a dia e na qualidade de vida.
Esse período conturbado é marcado por sintomas semelhantes aos de uma TPM, só que de forma prolongada e mais acentuada. Eles podem aparecer de forma isolada ou em conjunto, variando de mulher para mulher.
Entre os principais sintomas, estão:
- fogachos (ondas súbitas de calor);
- insônia;
- palpitações;
- redução da libido;
- dificuldade de concentração;
- coceira e secura vaginal, que causam dor;
- desconforto nas relações sexuais;
- perda de firmeza nos seios e diminuição do tamanho;
- dificuldade para dormir;
- mudanças de humor repentinas;
- metabolismo desacelerado e ganho de peso;
- perda da elasticidade da pele;
- dor de cabeça;
- mal estar geral.
Como aliviar os sintomas da menopausa
Existem algumas atitudes simples que podem ser incorporadas aos hábitos diários e ajudam a minimizar os sintomas negativos da menopausa. Entre eles, destacamos:
- cuide bem da alimentação;
- foco na manutenção do peso;
- evite consumir bebidas alcoólicas e não fume;
- faça atividades físicas regularmente;
- controle a pressão arterial.
Outra forma de tratamento é a terapia hormonal, que consiste na reposição dos hormônios estrogênio, progesterona e testosterona por meio de medicamentos. Essa opção ajuda aliviar os desconfortos físicos, psíquicos e relacionados aos órgãos genitais, provocados pela menopausa. Como conseqüência, ocorre uma melhor qualidade de vida da mulher.
É importante lembrar que mesmo depois da menopausa a mulher precisa manter o acompanhamento ginecológico com regularidade.
Você já está nesse período ou bem próximo da menopausa? Agende sua consulta com a Dra Fabíola Borges para uma avaliação e orientações sobre como tratar os sintomas da menopausa.