Os ciclos menstruais têm início na adolescência, marcando o começo da vida reprodutiva das mulheres. E tem fim na menopausa, quando ocorre a interrupção do período menstrual e da liberação de óvulos, dando fim a fase de reprodução.
Durante este intervalo de tempo, a mulher passa, mensalmente, pelo período de ovulação e menstruação. É considerado um ciclo normal aquele que:
- apresenta sinais de ovulação;
- sangra de dois a oito dias;
- tem intervalo de 24 a 36 dias;
- tem volume aproximado de até 80 ml (um absorvente grande por hora ou interno a cada duas horas).
O ciclo menstrual irregular é aquele que foge desses parâmetros, ocorrendo em períodos diferentes (mais ou menos espaçados), com perda de mais ou menos sangue, com ausência ou atraso das ovulações e número variado de dias durante o período.
As irregularidades do ciclo menstrual e suas implicações
Quando a irregularidade não está associada ao uso de anticoncepcionais, menopausa ou gravidez, o quadro pode estar relacionado à fatores como obesidade e estresse excessivo. Ou ser conseqüência de alguma doença, inflamação ou variação hormonal.
Quando ocorre redução do fluxo sanguíneo ou atrasos constantes, pode ser sinal de:
- síndrome dos ovários policísticos;
- distúrbios da tireóide (hipertireoidismo);
- pré-menopausa ou menopausa;
- excesso de atividades físicas;
- alteração na glândula suprarrenal;
- tumor na hipófise;
- baixo peso.
Quando há sangramento em excesso, a situação pode indicar:
- miomas ou cistos nos ovários;
- pólipos no útero;
- distúrbios de coagulação;
- endometriose;
- distúrbios da tireóide (hipotireoidismo);
- pré-menopausa;
- obesidade;
- ferida no colo do útero;
- síndrome dos ovários policísticos;
- câncer no aparelho reprodutor feminino.
Falhas podem ser consideradas normais até 2 ciclos anovulatórios (sem ovulação) esporádicos dentro de um ano, sem que haja gestação ou doença envolvida. Entretanto, se essas irregularidades ocorrem em 2 ciclos consecutivos, 3 ciclos dentro de um ano ou há variação brusca no fluxo sanguíneo, é recomendado procurar um ginecologista o mais breve possível.
Se você tem notado alguns sinais diferentes no seu ciclo menstrual, agende agora mesma a sua consulta com a Dra Fabíola Borges. Investigar as causas da irregularidade é essencial para garantir a sua saúde e a assegurar a fertilidade.