Irritação, coceira, ardência, corrimento. Esses são sintomas relacionados a infecções genitais que, aproximadamente 75% das mulheres sofrem, ao menos uma vez na vida.
O problema acontece quando algum tipo de microorganismo, que pode ser fungo, vírus, bactéria ou parasita, infecta o órgão genital da mulher.
Atinge, principalmente, mulheres em idade reprodutiva, pois, a maioria das infecções é transmitida nas relações sexuais.
Entretanto, também pode estar relacionada à alteração da flora bacteriana e do pH da vagina, sintomas comum após período de estresse excessivo ou queda na imunidade. Como é o caso da candidíase.
Infecções genitais mais comuns
- Candidíase;
- Vaginose bacteriana;
- Tricomoníase;
- Herpes genital;
- HPV;
- Clamídia;
- Gonorréia;
- Sífilis.
Sintomas e tratamento
Os sintomas das infecções genitais variam conforme o agente causador e podem aparecer de forma isolada ou associada. Veja alguns dos sinais mais típicos:
- dor ou ardência ao urinar;
- sensação de dor nas relações sexuais;
- coceira na região da vagina;
- corrimento esbranquiçado com ou sem forte odor;
- ferida, úlcera ou verruga na região íntima;
- vermelhidão;
- dor no baixo ventre.
O tratamento das infecções genitais tem o objetivo de eliminar o agente causador. Desta forma é preciso identificar antes quais são os sintomas e qual é o microorganismo infeccioso para ser recomendada a melhor forma de intervenção.
Como muitas das infecções genitais são sexualmente transmissíveis, nestes casos, o tratamento deve se estender ao parceiro, mesmo que ele não apresente nenhum sintoma.
Dicas para evitar infecções genitais
Devido à própria anatomia e do ato sexual em si, as mulheres estão muito mais suscetíveis a apresentar infecções genitais que os homens. Por isso é preciso redobrar os cuidados com a região. Veja algumas dicas:
• optar por roupa íntima pouco apertada e, de preferência, 100% de algodão;
- evitar usar calça muito apertada;
- evitar sabonetes íntimos;
- evitar higiene excessiva na região íntima;
- não usar amaciantes de roupas nas roupas íntimas;
- evitar produtos coloridos ou perfumados na região genital;
- evitar duchas íntimas.
A confirmação de uma infecção genital é feita através da avaliação ginecológica. Quando não diagnosticada e tratada corretamente o problema pode levar a complicações mais sérias de saúde, comprometendo, até mesmo uma gravidez.
Por isso, ao identificar algum dos sintomas acima, não hesite e marque imediatamente uma consulta ginecológica. Entre em contato com a Dra Fabíola Borges e agende a sua avaliação.